Projetos de Pesquisa

  • Sistema de Monitoramento do Consumo Alimentar e Atividade Física de Escolares (Sistema CAAFE)

A proposta do Sistema de Monitoramento do Consumo Alimentar e Atividade Física de Escolares (Sistema CAAFE) surgiu como resultado de estudos desenvolvidos pelo Laboratório de Comportamento Alimentar (LaCA) na área de epidemiologia nutricional de escolares. A experiência acumulada pelos integrantes do LaCA no desenvolvimento de instrumentos apropriados para coletar dados de consumo alimentar e de atividades físicas de escolares menores de 10 anos, bem como na realização de pesquisas de base escolar para o estudo da obesidade infantil, motivou a elaboração de um projeto de pesquisa intitulado ?Desenvolvimento e validação de um sistema de vigilância on-line para a medida do consumo alimentar e da atividade física de escolares de 7 a 10 anos?, que foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC (Número do Parecer: 108.386, de 26/09/2012). O questionário CAAFE foi submetido a testes de validade e reprodutibilidade e os resultados mostraram que o instrumento é válido para obter dados de consumo alimentar e atividade física de escolares. O Sistema WebCAAFE encontra-se em fase de implementação na Prefeitura Municipal de Florianópolis. O primeiro levantamento CAAFE ocorreu em 2013, e foram avaliados 2.127 escolares do segundo ao quinto ano de 34 das 38 escolas básicas e desdobradas do município. Em 2014, 2.430 escolares, também de 34 escolas e das mesmas séries, foram avaliados no segundo levantamento CAAFE. O terceiro levantamento realizado em 2015 avaliou 2.664 escolares do segundo ao quinto ano de 35 das 36 escolas básicas e desdobradas do município. O presente projeto descreve as atividades de pesquisa a serem realizadas no ano de 2017. Cabe destacar que a principal vantagem do CAAFE é fornecer informações sobre o comportamento relacionado à alimentação e a atividade física dos escolares, que por sua vez, pode ser utilizada pela escola para trabalhar estas questões de diferentes formas. Atividades educativas em saúde com os alunos, sensibilização com os pais, melhorias em relação à alimentação escolar e aulas de educação física são apenas alguns exemplos das ações que podem ser realizadas decorrentes das informações geradas pelo CAAFE.

  • Análise de tendência da prevalência de obesidade e fatores associados em escolares de 7 a 14 anos do município de Florianópolis-SC – EPOCA FLORIPA – 4º ONDA

O monitoramento de indicadores de saúde tem sido uma importante estratégia no diagnóstico e acompanhamento nutricional de crianças e adolescentes. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a tendência da prevalência de excesso de peso (sobrepeso/obesidade) e fatores associados em escolares de 7 a 14 anos do município de Florianópolis, SC. Pretende-se estimar a prevalência de obesidade, sobrepeso e baixo peso, avaliar a tendência dessas prevalências e da composição corporal dos escolares, a partir da comparação com os dados obtidos em 2002, 2007 e 2012, constituindo-se em um estudo de painéis transversais. Além disso, pretende-se estudar os fatores associados com o intuito de detectar os comportamentos determinantes do excesso de peso. Para o cálculo do tamanho da amostra para a estimativa de prevalência foi considerado como desfecho o conceito de excesso de peso (sobrepeso/obesidade) em crianças de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde de 2006 (escore Z IMC/idade >+1,0). O tamanho de amostra necessário, incluso os estudos de associação, será de 2.880 crianças. Este cálculo foi baseado nas prevalências encontradas nas pesquisas realizadas anos de 2002, 2007 e 2012, 30%, 34% e 37%, respectivamente. Serão coletadas variáveis antropométricas, de maturação sexual, sociodemográficas, de consumo alimentar, de atividade física e lazer e comportamentos sedentários. Os dados serão processados no programa Epi Info por equipe de digitadores previamente treinados, sendo utilizado o sistema de dupla entrada de dados. Para a análise estatística será utilizado o software STATA versão 13.0. As variáveis qualitativas serão descritas por meio de frequência absoluta e relativa e as variáveis quantitativas por meio de medidas de tendência central e dispersão. O significado estatístico das variações temporais da prevalência de obesidade, sobrepeso e baixo peso será baseado no qui-quadrado para verificação de heterogeneidade ou de tendência linear. O teste “t”de Student ou análise de variância será utilizado para as diferenças entre as médias das variáveis contínuas. A regressão logística ou regressão de Poisson também será utilizada para análise de associação. Outros procedimentos estatísticos poderão ser requeridos dependendo das características dos dados obtidos. Espera-se que os resultados desta investigação possam gerar informações que possibilitarão um estudo comparativo entre as quatro pesquisas, bem como subsídios para reorientação na educação alimentar e atividade física de escolares desta faixa etária. Os resultados também deverão orientar outras intervenções na área de saúde pública em busca de um redirecionando mais efetivo para o problema da obesidade no país. Destaca-se a experiência do grupo de pesquisa em relação aos instrumentos e protocolos de pesquisa propostos, a característica de monitoramento sequencial de indicadores de saúde, assim como a relevância do problema de pesquisa no contexto atual da saúde pública.