Projetos de Extensão
- Promoção de hábitos de vida saudáveis para mulheres sobreviventes do câncer de mama e comunidade acadêmica: um projeto de extensão interdisciplinar
O projeto de extensão foi contemplado por bolsa do PROBOLSAS 2020 (UFSC) e objetiva realizar atividades educativas para promover hábitos de vida saudáveis entre mulheres sobreviventes do câncer de mama e comunidade acadêmica, tendo como enfoque a divulgação das recomendações atualizadas de prevenção de câncer. Metodologia: realização de busca bibliográfica sobre o tema e atividades educativas (atendimentos nutricionais individualizados, palestras interdisciplinares e envio de materiais educativos para o público participante). Resultados esperados: incentivo de hábitos de vida saudáveis para a prevenção do câncer e de outras doenças.
- Cursos de cálculo e análise da qualidade da dieta de mulheres com câncer de mama e elaboração de materiais educativos sobre cuidados nutricionais para prevenção da doença
Este projeto tem como objetivo geral realizar cursos práticos a comunidade acadêmica de cálculo e análise da qualidade da dieta de mulheres com câncer de mama e elaborar e divulgar materiais educativos sobre cuidados nutricionais para prevenção da doença.
- Práticas culinárias e elaboração de cardápios na promoção da alimentação saudável
Este projeto propõe desenvolver, exercitar e partilhar práticas culinárias na elaboração de cardápios considerando os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável. Para alcançar este objetivo serão oferecidos cursos práticos de culinária à comunidade com elaboração de receitas saudáveis para diferentes fases da vida. Além disso, serão confeccionadas cartilhas educativas com as preparações elaboradas destacando os benefícios de uma alimentação saudável nas diferentes fases da vida. Por fim, os materiais educativos serão distribuídos à comunidade.
- Elaboração de manual de fichas técnicas desenvolvidas no laboratório de Técnica dietética
Este projeto objetiva a revisão, organização e classificação conforme a composição nutricional destas fichas em um manual que permita ao aluno durante o curso e na sua vida profissional utilizá-lo para o cálculo de dietas e cardápios, bem como a organização de Tabelas com índices de Cocção e Fator de correção.
- Frutos Processados da Palmeira Juçara (Euterpe Edulis): Um Incremento Nutricional e uma Alternativa de Renda para os Catarinenses
Este projeto objetiva a realização de curso prático de culinária com preparações à base do fruto processado da palmeira juçara para a comunidade em geral.
- Educação nutricional para mulheres com câncer de mama – impacto na qualidade de vida
Este projeto tem como objetivos: 1. Avaliar o impacto do tratamento antineoplásico no estado nutricional; 2. Prestar assistência nutricional às pacientes com câncer de mama durante a fase de tratamento, por meio de orientações sobre alimentação e peso corporal saudáveis, visando contribuir com uma maior tolerância ao tratamento; 3. Monitorar periodicamente (pessoal e via telefone) orientações que visam diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura (principalmente de origem animal) e aumentar o consumo de legumes, verdura e frutas após o término do tratamento, como forma de prevenção à recidiva da doença.
- Ambulatório de Nutrição a Mulheres Atendidas pelo SUS: Medidas de Prevenção de DCNT
Este projeto objetiva realizar atendimento nutricional individual para mulheres, com intuito de promover melhorias nas escolhas alimentares e no comportamento alimentar, considerando suas condições clínicas, sócio-econômicas e culturais. – Auxiliar no tratamento e/ou prevenção de patologias relacionadas ao consumo alimentar inadequado, por meio de orientações alimentares e atividades de educação nutricional individualizadas.
- Cuidados nutricionais no período de tratamento anti-neoplásico de mulheres com câncer de mama
Este projeto objetiva avaliar o impacto do tratamento anti-neoplásico no consumo alimentar, no perfil antropométrico e na concentração sanguínea de antioxidantes totais de mulheres com câncer de mama; 2. Avaliar a presença de aversões alimentares, perda de apetite e alterações fisiológicas decorrentes do tratamento anti-neoplásico em mulheres com câncer de mama; 3. Prestar assistência nutricional às pacientes com câncer de mama durante a fase de tratamento, por meio de orientações sobre alimentação e peso corporal saudáveis, visando contribuir com uma maior tolerância ao tratamento; 4. Orientar e disponibilizar material educativo abordando a importância de cuidados nutricionais após o término do tratamento, como forma de prevenção à recidiva da doença.